Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1608 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Pedra da Mãe D'Água

Ampliar imagem Pedra da Mãe D'Água
Foto: Alexandre Berner
Foto aérea de Thiago Flores.
Pedra da Mãe D'Água
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-12-2017 às 10:18
Descrição: Toda a face norte desta montanha oferece vias belas, técnicas e de grande extensão. Do bairro Corrêas e da Estrada União e Indústria, sua parede chama bastante a atenção. A conquista da Face Norte representou um marco para a escalada em rocha em Petrópolis, por se tratar de uma via engajada e técnica, sendo em sua época a rota mais longa da cidade, além de ter sido conquistada num estilo bastante aventureiro para os padrões vigentes.
Como chegar à base: Para se chegar à base das vias de escalada da Mãe D'Água, existem basicamente dois caminhos: pelo bairro Bonfim, subindo-se as ladeiras na direção da montanha e, posteriormente, passando-se pelos fundos das residências em direção à montanha, ou pelo bairro Humberto Rovigatti. Seguindo por esse último, o melhor caminho é tomar as mesmas indicações para o Cabeça de Cachorro e, ao atingir um grande bloco a cerca de 50 m da base da montanha, que possui alguns grampos (bloco da Dança do Sol) tomar uma trilha à esquerda, em direção à estrada da fazenda. Após andar por uma estrada, sombreada pela mata, haverá uma cerca. Passar por ela, seguir a estrada e, no momento em que o pasto à direita estiver no mesmo nível da estrada, seguir por uma trilha sentido nordeste, até chegar a um riacho que corta o vale entre o Mãe D'Água e a Cabeça de Cachorro. Depois de atravessar uma cerca de arame-farpado, atravessar o riacho e, exatamente na reta após sair da trilha, procurar o leito de um riacho seco, perpendicular ao riacho maior que corta o vale. A partir deste ponto, pode ser necessária a utilização de um facão para abrir a trilha. Depois de andar um pouco pelo riacho seco, sair dele subindo por uma mata. Depois, basta utilizar-se do bom senso e trilhar em direção à base da montanha. A primeira via a se atingir será a No Mundo Maior.